Exame de Qualificação


 O exame de qualificação é obrigatório para os cursos de mestrado e doutorado. Não há exigência de créditos em disciplinas para a sua realização.

 

Exame de qualificação para o mestrado

Objetiva avaliar o conhecimento geral do aluno em sua subárea, sua capacidade de comunicação e o embasamento teórico-metodológico do seu projeto. A inscrição no exame de qualificação deverá ocorrer até sete (7) meses após a matrícula. O exame de qualificação será realizado até 60 dias após a inscrição. O aluno, se reprovado, deverá realizar um segundo exame até 30 dias após o primeiro.

 

Exame de qualificação para o Doutorado

Objetiva avaliar a maturidade e autonomia científica do aluno em sua subárea, as capacidades de síntese e de transmissão de conhecimento, com ênfase nos aspectos inovadores de seu trabalho para desenvolvimento da ciência. Os alunos com o título de mestre deverão se inscrever no exame de qualificação até 12 meses após a matrícula. Os alunos de doutorado direto, incluindo os transferidos do mestrado, deverão se inscrever até 25 meses após a matrícula. O exame de qualificação será realizado até 60 dias após a inscrição. O aluno, se reprovado, deverá realizar um segundo exame até 30 dias após o primeiro.

 

Comissão Examinadora

A comissão examinadora compõe-se de três membros, excluídos orientador e co-orientador. Ao menos um dos membros deve ser credenciado no programa. 

Do exame de qualificação:

A solicitação do exame de qualificação deverá ser acompanhada de um resumo do projeto de no máximo duas páginas impressas e em arquivo eletrônico. O aluno fará uma exposição oral, com duração mínima de 40 minutos e máxima de 60 minutos, na qual serão avaliados forma, conteúdo e aspectos didáticos. O aluno deverá demonstrar conhecimento teórico amplo e não deve ater-se exclusivamente aos tópicos de seu projeto. A apresentação deverá abranger, pelo menos, uma síntese do contexto científico atual relacionado ao tema do projeto e sua contribuição para o aprimoramento da área de estudo. Um cronograma com as etapas cumpridas e um planejamento de atividades deverá ser apresentado. Nos exames de mestrado, resultados preliminares poderão ser apresentados e, nos de doutorado, deverão ser apresentados. Alunos cujos projetos tenham sido aprovados com ressalvas no exame de ingresso deverão explicitar os ajustes feitos para atender às solicitações da comissão de ingresso. Após a apresentação, cada membro da comissão examinadora terá até 30 minutos, no caso de mestrados, e até 60 minutos, no caso de doutorados, para arguir o candidato.